Atualmente a Cirurgia guiada por imagem com fluorescência é o padrão ouro em termos de cirurgia é a Cirurgia Minimamente Invasiva. Através dos orifícios naturais ou pequenas incisões, e com a introdução de uma câmera de vídeo no corpo do paciente, desde um simples exame de nariz, até uma cirurgia de obesidade ou no trato intestinal, podem ser realizadas de forma a qual podemos chamar também de via endoscópica. Menor tempo de hospitalização, retorno mais rápido às atividades cotidianas, risco de complicações extremamente reduzido, são alguns dos muitos benefícios gerados por este tipo de abordagem cirúrgica.
Agora imagine que essa técnica que revolucionou a área de cirurgia, pudesse ganhar ainda mais benefícios ao paciente. Que por exemplo, durante uma cirurgia de retirada de vesícula vídeo assistida, pisando um pedal, o cirurgião pudesse ter certeza da existência ou não de pedras provenientes da vesícula biliar em direção do fígado! Ou que numa cirurgia de obesidade, acionando-se o mesmo pedal, o médico possa ter certeza de que a ligação entre o novo estômago e o intestino está perfeita, irrigada por sangue e saudável.
Isso já existe e deve-se a um fenômeno que pode se encontrar em determinadas substâncias, chamado fluorescência. Determinadas estruturas ou substâncias existentes no corpo humano, quando aliadas a uma substância química, chamada Indocianina Verde(um tipo de contraste, similar ao que se usa em exames de imagem), emitem um determinado brilho, ou seja, fluorescem, brilham.
As vias biliares totalmente visíveis, através da Cirurgia guiada por imagem com fluorescência
Bastando ter uma câmera especial que possa visualizar essa fluorescência, uma fonte de luz que aplique uma luz(acionada pelo tal pedal) específica às estruturas que se deseja verificar e a Indocianina Verde(ICG) e pronto! O cirurgião poderá enxergar as vias biliares, que irão brilhar, a ligação entre o estômago e o intestino que no caso de irrigação sanguínea perfeita irá brilhar da mesma forma, tendo toda a segurança intra-operatória, evitando quaisquer tipos de intercorrência .
A área azul fluorescente está devidamente irrigada, dando certeza ao médico da correta ligação entre tecidos.
Em resumo, um GPS cirúrgico, cientificamente comprovado em diversos estudos realizados nos Estados Unidos, Europa e Japão. Pergunte ao seu médico de confiança se ele já conhece esta tecnologia e se ele já pediu para seu hospital de referência que num futuro próximo tenha a sua disposição.
Saiba mais sobre a tecnologia fluorescência.
Deixe um comentário