A endoscopia e cirurgia minimamente invasiva na medicina veterinária hoje já é realidade no Brasil e vem ganhando cada vez mais espaço e importância na clínica diagnóstica e cirurgia.
Através dessas tecnologias, podem ser feitos diversos tipos de abordagens e em todas as espécies animais. Hoje em dia, o procedimento mais disseminado é a endoscopia digestiva em pequenos animais, porém é apenas uma parte do mundo da endoscopia e Cirurgia Minimamente Invasiva. Podem ser realizados desde procedimentos em camundongos, aves, répteis até animais de grande porte, por exemplo cavalos.
Dentre esses produtos, o fibroscópio de 3mm de diâmetro e 100 cm de comprimento útil vem se destacando pelas diversas aplicabilidades na rotina. Veja abaixo o relato do nosso cliente Fábio Okutani Kozu - CRMV-SP 11049
“Utilizei o fibroscópio em duas situações, uma vez para broncoscopia de um labrador de mais ou menos 28 Kg, neste procedimento pude explorar em profundidade a árvore brônquica e com mais calma tirando proveito das características do endoscópio, comprimento de um metro e diâmetro reduzido (3mm). Normalmente os broncoscópios tem 60cm de comprimento e 5mm de diâmetro. Com 60cm de comprimento, num cão acima de 25Kg, normalmente tenho dificuldade de explorar a porção mais caudal da árvore bronquicabrônquica, além disso, os 5mm de diâmetro ocupam uma porção importante tanto do lume traqueal como da sonda endotraqueal diminuindo o tempo em que o exame pode ser realizado sem prejuízo do paciente uma vez que o endoscópio ocupa um espaço que poderia ser usado para a adequada oxigenação/ventilação do mesmo. Senti falta apenas de não poder contar com a válvula de aspiração para coleta de lavado traqueal e bronco alveolar.
Com o mesmo aparelho também pude realizar uma uretrocistoscopia em um cão macho de 9Kg que apresentou espessamento da mucosa vesical. Neste caso o aparelho me ajudou muito pelo fato de, ao mesmo tempo, poder infundir solução fisiológica e introduzir uma pinça de biópsia agilizando o tempo total do procedimento endoscópico.
Gostei bastante da versatilidade do endoscópio. Permite realizar exames de vias aéreas de cães de pequeno e grande porte sem usar o famoso jeitinho brasileiro, bem como examinar as vias urinárias da maioria dos cães machos.
A mesma versatilidade faz com que o endoscópio tenha uma boa relação custo-benefício. Espero sinceramente que cada vez mais proprietários e principalmente veterinários valorizem produtos e serviços que preconizem a qualidade como diferencial e não o preço baixo!
Por fim, cabe dizer que, finalmente posso contar com endoscópios concebidos para o uso veterinário. Nenhuma das marcas tradicionais oferece endoscópios com a mesma versatilidade para o médico veterinário. Todas as que tenho conhecimento oferecem produtos voltados para o uso humano forçando o veterinário que deles se utilizam a fazer adaptações perigosas uma vez que estes equipamentos muitas vezes não atendem ao paciente de raças miniatura ou ao paciente de raças gigantes.”
Deixe um comentário