Pacientes com hérnia cervical ou estenose foraminal cervical sofrem com as dores e o medo de intervenções cirúrgicas de grande porte e com a necessidade da colocação de próteses, que pode acarretar uma limitação do movimento do pescoço.
A endoscopia da coluna cervical é um importante avanço na cirurgia de coluna. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo com aproximadamente 0,8 mm a 1 cm de incisão com acesso pela parte posterior da coluna (parte de trás). Já as técnicas existentes, trabalham com abordagem anterior (frente do pescoço), promovendo um pior resultado estético e um risco maior por haver estruturas importantes adjacentes ao local a ser operado.
Como funciona a cirurgia da coluna cervical
A intervenção é realizada com a dilatação progressiva das fibras musculares, preservando a estrutura muscular, o que torna o procedimento menos agressivo e, ainda, com melhor tempo de recuperação. Após a dilatação, um portal é criado para a introdução do endoscópio, instrumento responsável pela visualização e que possui um canal de trabalho integrado para a introdução das demais ferramentas médicas, sendo assim, toda a ação é realizada por um único orifício.
Após a criação do portal, instrumentos de corte são introduzidos e realizam a foraminotomia (tipo de cirurgia da coluna), chegando à raiz nervosa e ao ponto do disco que está pressionando a região e causando a dor. Outras ferramentas específicas são utilizadas para a retirada do fragmento extruso de modo a liberar a raiz nervosa e aumentar o espaço da mesma, evitando que ela seja novamente comprimido. Todo o procedimento é guiado por um raio- X para direcionar o cirurgião exatamente ao ponto a ser tratado.
As técnicas endoscópicas são relativamente novas na área de coluna e ainda não fazem parte da prática diária da maioria dos cirurgiões, mas vêm ganhando cada vez mais adeptos, pois os resultados clínicos comprovam um excelente desempenho e a rápida recuperação dos pacientes.
Consulte seu médico de confiança e verifique se a endoscopia de coluna é uma opção de tratamento para o seu caso.
DR VARGAS | 14/07/2022 às 12:51
Gostaria de um curso com cadáver ou manequim! Grato!
Deixe um comentário