Antes de falarmos da tecnologia da informação na saúde, vamos entender primeiro o que é tecnologia da informação (TI) - definimos TI como atividades e soluções fornecidas através de recursos de computação que direciona para a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e uso das informações, enfim, são tantas áreas que trabalhamos com soluções de TI que fica difícil compreender todas as suas aplicações.
No mundo empresarial, os recursos de TI de modo geral são responsáveis por gerenciar os usuários e acessos aos softwares disponibilizados, inclusive integrar os setores da organização e infraestrutura de TI e todos sistemas e plataformas.
O setor de Tecnologia da Informação de modo geral tem recebido atenção especial nos investimentos financeiros através de novas tecnologias e melhorias de estruturas. Na saúde não poderia ser diferente e o mercado de TI está bastante otimista.
Mas como a TI pode contribuir no desenvolvimento da Saúde? Que recursos e serviços podem ser utilizados em hospitais? Como essa inovação pode impactar os pacientes e profissionais? Qual o ganho para a instituição que investe em TI? Vamos a alguns exemplos:
Prontuário Eletrônico
O PE como é conhecido na área médica, contém todas as informações dos pacientes referentes ao seu atendimento. É considerado um documento legal que deve ser mantido no hospital em sigilo e validado com a assinatura do médico. Hoje é possível armazenar os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos com a utilização de uma câmera endoscópica ou mesmo procedimentos convencionais que utilizam uma câmera integrada no foco cirúrgico. Para realizar o armazenamento dos procedimentos no servidor do hospital ou armazenados em nuvem é realizado com o software Scenara.Store instalado no servidor do hospital e/ou nuvem integrado com os equipamentos no centro-cirúrgico.
Sistema Hospitalar Integrado (HIS)
Conhecido também como Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP).Com este recurso, os hospitais ganham e produtividade e atendimento. Pois a tecnologia permite maior agilidade nos atendimentos aos pacientes e melhores informações do histórico a equipe médica. Esse investimento é percebido e valorizado por todos os envolvidos e torna a instituição mais competitiva no mercado.
Sistema de Gestão de Imagem radiológicas
Ferramenta para gestão e armazenamento de imagens radiológicas, também conhecida como PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens).
Este recurso tem como benefício a conveniência de acessar e visualizar exames em qualquer local do hospital através da rede local. Também é possível enviar os procedimentos de vídeo cirurgia para o PACS de maneira simples, sem investimentos em infraestrutura. Promovendo a acessibilidade das informações cirúrgicas utilizando a infraestrutura existente. Mais uma vez a agilidade das informações contribuindo com a excelência do atendimento.
Telemedicina / Sala Integrada cirúrgica
Sala cirúrgica integrada já são realidade em muitos hospitais. Hoje, é possível a realização de vídeo conferências durante as cirurgias complexas com o uso de robôs (Da Vinci) ou através de sistema de videolaparoscopia (Image1S). A ideia é que a tecnologia permita a simplificação dos processos para que a equipe médica possa desempenhar todo seu potencial a favor do paciente.
O que temos de novidade para a Tecnologia da Informação na área da saúde?
O déficit muitas vezes está na integração dos recursos e ferramentas utilizadas no centro-cirúrgico com o Sistema de Gestão Hospitalar e o Sistema de Gestão de Imagens (PACS), muitos hospitais necessitam realizar as informações manualmente para o ERP e manualmente para o PACS, trazendo um gargalo no processo dentro do centro-cirúrgico.
Deixe um comentário