A atualização de imagens anatômicas em tempo real durante a neurocirurgia é essencial, pois assegura maior precisão no momento do procedimento. A maioria das imagens pré-operatórias é proveniente da ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que podem ser fundidas em tempo real com o uso do ultrassom.
Podemos explicar os benefícios dessa técnica: as imagens pré-operatórias podem estar defasadas poucos minutos após o início da cirurgia devido a vários fatores associados. Temos como exemplo o Brain shift, nome dado para quando há um deslocamento do cérebro, que ocorre durante a cirurgia, principalmente, devido à manipulação na calota craniana e no próprio órgão em meio ao procedimento. Esse deslocamento, quando não mensurado, pode resultar em discrepâncias entre os dados pré-operatórios da ressonância magnética ou da tomografia e a anatomia atual do paciente, especialmente, durante a abertura da dura-máter e, particularmente, ao longo da ressecção do tumor.
Com o uso do ultrassom intraoperatório da BK Medical é possível ter a atualização de imagem em tempo real, sendo o cirurgião capaz de obter diversas vantagens, tais como:
A conexão digital do ultrassom da BK Medical com o neuronavegador da Brainlab, além de ser um recurso de ponta, é de alta precisão. A combinação das tecnologias apresenta o mínimo de interrupções no fluxo de trabalho cirúrgico em comparação a outras modalidades de aquisição de imagens.
Saiba mais sobre essa técnica exclusiva e moderna. Converse com o nosso time especializado pelo nosso site.
Deixe um comentário