Para aqueles em que o câncer ainda estiver totalmente contido na próstata, há a indicação do Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade – HIFU, mas o ideal é sempre procurar um urologista certificado nessa técnica para avaliação.
Também conhecido como tratamento primário, o HIFU é uma opção aos pacientes diagnosticados com câncer (estágio T1 ou T2 e com pontuação Gleason 7, ou menor) e que irão realizar, pela primeira vez, algum tipo de procedimento com o desejo de manter a máxima qualidade de vida (preservando as funções urinárias e sexuais). Neste caso, a terapia focal é uma resposta intermediária entre vigilância ativa e outros tipos de tratamento.
Todos os pacientes que receberam um tratamento com HIFU para câncer de próstata localizado podem realizar novamente a terapia, de acordo com a avaliação médica, caso o resultado inicial não seja satisfatório.
Se o paciente já tiver passado pela radioterapia para Câncer de Próstata localizado, tendo uma recidiva, as opções terapêuticas são limitadas, mas o tratamento com HIFU representa uma excelente “segunda chance”.
Portanto, aliando diagnóstico precoce com o tratamento ideal, os pacientes podem tratar de diversas formas o câncer de próstata.
Procure um médico certificado em HIFU e veja se a terapia é aplicável.
Deixe um comentário