A Terapia por Ondas de Choque já é amplamente conhecida por suas ações benéficas em diversos tecidos humanos. Já é sabido, por exemplo, dos progressos que esse tipo de procedimento fornece ao tratamento de dores, fraturas ósseas e até mesmo na disfunção erétil.
As suas vantagens estão ligadas às ações anti-inflamatórias, fatores de crescimento e regeneração celular provocadas pela aplicação das Ondas de Choque, além da benéfica analgesia gerada durante a aplicação da terapia, trazendo bem-estar ao paciente e resultado duradouro. Além disso, há a vantagem de ser um procedimento não invasivo e sem efeitos colaterais.
Animais podem usufruir da terapia
Tendo em vista toda eficácia já observada em seres humanos, por que não aplicar a mesma terapia na medicina veterinária? Algumas patologias podem também ser tratadas através de Ondas de Choque em animais de grande e pequeno porte. Não é necessário o uso de anestesia, a aplicação pode ser feita em clínicas ou no próprio ambiente onde vivem e os custos são menores do que os de uma cirurgia. Além disso, pode-se oferecer mais qualidade de vida ao grupo.
No caso dos animais de grande porte, como os cavalos que realizam competições de alta performance, a rápida recuperação é crucial. Portanto, ter um tratamento que auxilie na regeneração muscular e na diminuição da dor, pode garantir o sucesso da corrida.
Algumas das indicações para tratar animais de grande porte são em casos de fraturas por stress ou musculares, lesões de ligamentos, podotrocleose, entre outras. Já para as espécies de pequeno porte, as indicações podem ser atuantes em tendinopatias, displasia de quadril, fraturas por stress, síndrome da cauda equina, etc.
Deixe um comentário