Para que a esterilização de produtos médicos seja de fato efetiva temos que observar diversos fatores, como a qualidade do equipamento utilizado na esterilização, a manutenção deste equipamento, a correta montagem da carga no interior do esterilizador, a qualidade do vapor utilizado na esterilização, dentro outros.
O vapor utilizado para a esterilização deve estar isento de impurezas e não pode interferir negativamente no processo de esterilização, nem causar danos ao esterilizador ou aos produtos a serem esterilizados.
É recomendado utilizar indicadores químicos durante a validação anual dos equipamentos e também na monitorização de rotina, em todas as cargas. É importante utilizar nestes monitoramentos Integradores Tipo 5 e/ou Emuladores Tipo 6 pois estes testes são capazes de avaliar os três parâmetros mais desafiados e importantes do processo de esterilização: tempo, temperatura e qualidade do agente esterilizante (vapor de água).
A utilização de indicadores químicos na monitorização do processo de esterilização pode revelar falhas imperceptíveis aos controles do usuário, podendo revelar falhas como gases não condensáveis, vapor de água superaquecido, vácuo insuficiente, dificuldade na penetrabilidade em pacotes e lumens, etc. A detecção de tais problemas, através da utilização de indicadores químicos, permite uma maior segurança para o processo de esterilização e, principalmente, maior segurança para o paciente, que é o usuário final dos artigos médicos.
Existe no mercado uma grande variedade de indicadores químicos, por isso temos que ter atenção! Devemos observar se o indicador químico que utilizamos pode causar manchas no instrumental, sobretudo em contato direto. Os produtos feitos de prata ou com superfícies prateada são especialmente sensíveis a este tipo de descoloração.
Além disso, reativos químicos (tinta indicadora) dos indicadores químicos não devem conter, em sua formulação, chumbo ou outros metais pesados, ou quaisquer componentes reconhecidamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. É importante solicitar do fabricante a ficha técnica do produto para confirmar a presença de componentes tóxicos na formulação.
Conheça a nossa linha completa de indicadores químicos, que monitoram o processo de esterilização, promovendo segurança para todo o processo. E o mais importante, nossos indicadores químicos são laminados, o que não permite o contato da tinta indicadora com os instrumentais, e não possuem chumbo em nenhum de seus produtos.
Deixe um comentário