Conhecido mundialmente, o Novembro Azul é um movimento focado na conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata. Segundo o Dr. Nilo Jorge Leão, Urologista especialista em Uro-Oncologia e Cirurgia Robótica, a doença acomete um em cada oito homens no país. Além disso, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
O câncer de próstata é assintomático na maioria dos casos, portanto, a realização de exames periódicos deve ser seguida com seriedade para que a doença seja diagnosticada precocemente. “Uma vez identificado, se não tiver metástase, o tratamento cirúrgico é o padrão ouro, ou seja, aquele que promoverá a maior chance de cura e a menor incidência de sequelas. Portanto, esse número reduzido de ocorrências pós-cirurgia significa a melhor preservação da função sexual e urinária”, comenta Dr. Leão.
O especialista ainda complementa: “A cirurgia robótica foi um grande divisor de águas contra o câncer de próstata. Tal procedimento oferece imagem ampliada em dez vezes e tridimensional, além de uma maior precisão na execução dos movimentos”.
Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde lançou a ação de cuidados “Linha Azul”, dedicada à saúde do homem. A proposta da iniciativa é ampliar as políticas públicas voltadas para o controle do câncer de próstata e traçar um itinerário terapêutico para homens que apresentam sinais e alterações na região.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que homens acima de 50 anos realizem o toque retal e a coleta de exame de sangue para análise de PSA como forma de prevenção. Entretanto, caso ele seja negro ou possua histórico desse tipo de câncer na família, os exames devem ser antecipados para os 45 anos.
Além disso, hábitos saudáveis precisam ser levados em conta como forma de prevenir-se. Por isso, pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada, mantenha o peso adequado e evite o consumo de produtos industrializados.
Prevenir é a melhor forma de se cuidar! Neste novembro azul junte-se a nós na luta contra o câncer de próstata.
Americo Backer Bueno | 17/08/2022 às 09:56
tenho um ultimo exame de ultrasom transabdominal que mostra protrusão de base larga no assoalho vesical medindo 1,1 cm. imagem ovalada heterogênea em região apical direita, medindo 1,4x0,7x1,1 cm, com fluxo periférico ao Doppler. peso prostatico 35,9 gramas.residuo pos miccional moderado. PSA 1,22 em agosto 2021
Deixe um comentário