Nos alegra compartilhar que trabalhamos com pessoas brilhantes que dividem o mesmo propósito que o nosso na área da saúde, como o Dr. Ariê Carneiro, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, que através do seu amplo conhecimento associado a tecnologia HIFU, pode agregar ainda mais realizando disseminação de conhecimento para o futuro da saúde, dentro e fora da Brasil!
Dr. Ariê Carneiro (à esquerda) ao lado do Prof. Aria Olumni (à direita), chefe do departamento de urologia do Beth Israel Deaconess Medical Center. - Imagem: Arquivo Pessoal
Fonte: Diário de S. Paulo
HIFU é uma sigla em inglês "High Intensity Focused Ultrassound", que, traduzido para o português, significa Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade. A técnica permite aplicar energia acústica (ultrassônica) em um ponto específico, gerando calor, neste caso a técnica disseminada em Harvard pelo Dr. Ariê Carneiro, foi para tratar de forma minimamente invasiva casos seletivos de câncer de próstata.
O procedimento aqui no Brasil só pode ser realizado dentro de protocolos de estudo, como o que existe no Hospital Albert Einstein. Neste ano a Associação Americana de Urologia já passou a recomendar o procedimento como primeira linha para tratamento primário de casos selecionados de câncer de próstata, e já recomenda como primeira opção de tratamento para casos de pacientes com recorrência do tumor, após ter sido tratado com radioterapia.
Na entrevista para o Diário de S. Paulo, Dr. Ariê Carneiro informa que a Sociedade Brasileira de Urologia já está trabalhando junto ao conselho federal de medicina e esperamos que, em breve, possamos oferecer esse tratamento em todas as partes do país.
Vamos muito além de tecnologias, buscamos desenvolver a saúde no nosso país, e principalmente em melhorar a vida dos pacientes.
Deixe um comentário