Ao longo de seu uso, os instrumentais médicos podem sofrer corrosão quando armazenados sob condições adversas. Para evitar este dano, o material deve ser guardado e transportado em recipientes adequados.
As recomendações para o preparo do produto para o processo de esterilização são aplicáveis para qualquer produto crítico cuja condição de esterilidade necessite ser garantida durante o transporte e o armazenamento, não dependendo do local onde o material será utilizado: Centro Cirúrgico, setor de endoscopia, hemodinâmica, ambulatório, unidade básica de saúde, atendimento domiciliar ou em outro contexto de assistência à saúde.
Para produtos esterilizados embalados, aplica-se a norma internacional EN ISO 11607 Parte 1 e Parte 2, que descreve o material de embalagem (Parte 1) e a validação do processo de embalagem (Parte 2).
Ao longo do tempo os invólucros para proteger o conteúdo esterilizado evoluíram muito. As funções primárias do sistema de barreira estéril (embalagens) são:
Uma embalagem, para que seja considerada ideal, deve possuir as seguintes características:
Confirmada a limpeza e a integridade, os produtos, depois do acondicionamento, precisam ser embalados para garantir a manutenção da esterilidade até o usuário final. Os produtos esterilizados devem ser armazenados em local limpo e seco, sob proteção da luz direta e submetidos à manipulação mínima.
Oferecemos uma gama completa de cestos, caixas e containers para limpeza, esterilização e armazenamento dos instrumentais médicos.
✔ Inovadores e práticos;
✔ Tamanhos adequados para várias especialidades;
✔ Design para Sets completos;
✔ Disposição clara e segura dos instrumentais;
✔ Projetado para diminuir as sombras durante o processo de limpeza e esterilização;
✔ Suporte estéril dos instrumentais;
✔ Superfície lisa sem formação de resíduos;
✔ Tampa com sistema de fecho simples;
✔ Atende às legislações nacionais e internacionais.
✔ Os cestos podem ser em Plástico Autoclavável, Aço Inoxidável e Alumínio Medicinal.
Referências: Práticas Recomendadas SOBECC, 6ª edição
Deixe um comentário