Na medida em que o segmento da saúde e a tecnologia evoluem, as opções de tratamento disponibilizadas para a sociedade tornam-se cada vez mais assertivas e eficazes. No campo da neurocirurgia, o equipamento Exablate® Neuro vem conquistando a atenção do setor devido a sua capacidade inovadora para tratar de forma não invasiva os sintomas motores de pacientes com tremor essencial, doença de Parkinson e dor neuropática.
A tecnologia consiste em um sistema que utiliza ondas de ultrassom focalizado em alta intensidade guiadas por ressonância magnética para realizar a ablação de alvos em áreas profundas do cérebro, sem a necessidade de incisão cirúrgica. Essa ablação, tem como consequência a interrupção da via cerebral que causa os sintomas motores. Desenvolvido com tecnologia avançada, o aparelho possui algoritmos de focalização para melhor precisão durante o tratamento da região alvo no cérebro.
É aplicada, primeiramente, uma baixa dose de energia a fim de localizar o alvo anatômico, prosseguindo para uma avaliação fisiológica da resposta do paciente, que inclui o alívio no tremor e avaliação de potencial efeito colateral. Em muitos casos, o resultado é uma melhora imediata dos sintomas motores, com risco mínimo de complicações. Em média, o tratamento dura três horas, já incluindo o planejamento e a preparação do paciente.
Ana Gabriela Romboli, Especialista de Produtos da Strattner, destaca que, dentre os diferenciais da tecnologia, o principal é o fato de o procedimento ser ambulatorial, ou seja, sem cirurgia invasiva ou implantes. “Além disso, requer pouco ou nenhum tempo de hospitalização, baixo ou nulo risco de infecção, não faz uso de radiação ionizante, proporciona o alívio imediato dos sintomas e conta com um planejamento específico para cada paciente, possibilitando o monitoramento em tempo real e a confirmação imediata do resultado”, pontua.
Helena Maria Romcy, Presidente da Associação Brasileira dos Enfermeiros Auditores (ABEA), acompanhou um tratamento realizado com o Exablate Neuro em um paciente com o diagnóstico de Tremor Essencial, no Brigham and Women's Hospital, segundo maior hospital do complexo universitário de medicina de Harvard, localizado em Boston, Estados Unidos.
Impressionada com a capacidade do equipamento, Helena definiu a experiência junto à equipe médica como fantástica. "O Exablate é excelente! Quando chegar ao Brasil, trará muitos benefícios para os pacientes e promoverá um impacto essencial no segmento da saúde. Fazendo um comparativo com o que já existe, trata-se de um grande avanço".
Helena também destacou as vantagens do procedimento e, segundo ela, por ser minimamente invasivo, reduzir chance de complicações e efetividade demonstrada em estudos clínicos, precisando ser avaliado com os estudos econômicos por já ser um procedimento curativo sendo passivo de incorporação na lista de procedimento do SUS e em seguida na saúde privada (ANS), e dessa forma, a população brasileira obter acesso a tecnologia. Ainda de acordo com a profissional, o resultado pós-procedimento observado no paciente foi incrível, uma notícia estimulante para aqueles que convivem com os sintomas e para o setor de saúde, onde tanto operadora, prestadores e cirurgião, serão impactados. A Strattner já conta com o Exablate Neuro em seu portfólio, devidamente aprovado pela Anvisa. Estamos animados para, em breve, realizarmos o lançamento dos primeiros programas que contarão com o procedimento.
Quer saber mais sobre a tecnologia? Baixe o e-book clicando aqui.
Anderson Fernandes | 07/09/2023 às 12:37
A técnica "Ultrassom focalizado de alta intensidade" usada no Exablate Neuro vem para iniciar uma nova era na cirurgia minimamente invasiva. A Strattner responsável pelo introdução da cirurgia laparoscópica no Brasil, depois a cirurgia assistida por robô, agora está trazendo mais uma tecnologia disruptiva para melhorar a saúde e qualidade de vida de pacientes. Tive a oportunidade de testemunhar a efetividade do Exablate no Brigham Womens Hospital junto com Helena Romcy, e foi marcante. Após a conclusão do procedimento, ver o paciente estender a mão sem qualquer tremor foi um momento emocionante. Este caso foi, sem dúvida, complexo e desafiador, exigindo resiliência e habilidades por parte da equipe médica. No entanto, no final, todos nós presentes compartilhamos um momento de profunda emoção e gratidão por fazer parte desta jornada de restauração da saúde e da esperança desse paciente e sua esposa.
Erlene Silva Dias | 24/08/2023 às 08:57
Estamos aguardando com urgência essa maravilhosa máquina.
Deixe um comentário