Pelo conceito clássico, entende-se a esterilização como um processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, ou seja, bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus, mediante a aplicação de agentes químicos e físicos. Entretanto, considerando o comportamento dos microrganismos em um meio de cultura e sob a ação de um agente esterilizante, o processo de esterilização assume um entendimento mais complexo. Sendo assim, esterilização é o processo pelo qual os microrganismos são mortos a tal ponto que não seja mais possível detectá-los no meio de cultura-padrão onde previamente haviam proliferado. Convencionalmente, considera-se um artigo esterilizado quando a probabilidade de sobrevivência dos microrganismos que o contaminavam seja menor que 1:1.000.000.
A esterilização a vapor é realizada com um vapor saturado, normalmente a 134ºC.
Todos os materiais críticos termorresistentes devem ser esterilizados por vapor saturado sob pressão pois, esse método de esterilização, elimina os microrganismos mais facilmente.
Conheça as vantagens da esterilização a vapor:
O vapor utilizado para a esterilização deve estar isento de impurezas e não pode interferir negativamente no processo de esterilização, nem causar danos ao esterilizador ou aos objetos. Por isso, é muito importante que toda a tubulação por onde o vapor irá passar seja feita em aço inoxidável.
Os Esterilizados a Vapor Matachana, Séries S1000 e SC500, foram projetados levando-se em consideração as reais necessidades da esterilização hospitalar. Possuem câmaras a partir de 167 litros até 892 litros e, dentre algumas de suas características, há de se destacar o redesenho da obtenção de vácuo por Venturi. Essa nova tecnologia e outros sistemas incorporados trazem economia de água e energia, bem como eficiência no processo com um todo.
WILLIAM DOS SANTOS SOARES | 11/10/2022 às 16:13
MATERIAL DISPONIVEL, MUITO RELEVANTE ESTÃO DE PARABENS. CONTIUEM COM ESSE TIPO DE TRABALHO PARA NOS QUE SOMOS TECNICO DE EQUIPAMENTOS MEDICOS AGREGA MUITO ESSES TEMAS. OBRIGADO.
Deixe um comentário