Os métodos de esterilização atualmente disponíveis para os dispositivos utilizados nos Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) são físicos, físico-químicos gasosos e químicos líquidos automatizados. Dentre os métodos físicos dispomos do calor, sob a forma úmida e seca. Os denominados físicos-químicos gasosos, estão presentes no mercado os agentes esterilizantes óxido de etileno, vapor a baixa temperatura e formaldeído (VBTF), e gás plasma e vapor de peróxido de hidrogênio. Todos estes processos lidam com agentes químicos ativos em temperaturas entre 37 e 75°C.
Ao selecionar o processo de esterilização a baixa temperatura, o usuário deve estar atento às orientações do fabricante e, principalmente às legislações vigentes, para o reprocessamento de produtos médicos.
A Matachana, buscando sempre a excelência na Central de Material e Esterilização, traz o Equipamento 130HPO, Autoclave a Baixa Temperatura por Peróxido de Hidrogênio Vaporizado e Plasma.
A esterilizadora 130 HPO fabricado pela Matachana conta com três modalidades de ciclos distintos:
Essas modalidades permitem que o equipamento cubra a maior gama de dispositivos médicos compatíveis com esta modalidade de esterilização do mercado. O processo de esterilização é por vapor mais plasma de peróxido de hidrogênio a 59%.
Programa de aplicação da esterilizadora Matachana
Este processo ocorre através da injeção de aproximadamente 2,2 ml de peroxido de hidrogênio em quatro injeções distintas. Anteriormente a injeção, o equipamento promove uma etapa de pulsos de vácuo fracionado, o que através de injeções de calor, remove a umidade, tornando o ciclo mais estável. Este processo é denominado fase de PREPARAÇÃO. Outro ponto a ser observado, é o exclusivo sistema de duplo processo de inativação do agente esterilizante. Após a passagem do vapor pela câmara, o mesmo e removido e submetido a fase de plasma elétrico de 100 hPa, em um compartimento externo á câmara e posteriormente enviado ao dispositivo catalizador. Isto para garantir a eficácia do processo de decomposição do peroxido de hidrogênio, conferindo a este maior segurança ao paciente e aos usuários e eliminação total de odores resultantes do processo. Veja uma representação gráfica do perfil de ciclo para maior entendimento.
Perfil do ciclo da esterilizadora Matachana
Saiba mais da nova 130HPO em nosso site, ou consultando os nossos especialistas.
Fontes: Procedimento correto para o reprocessamento de instrumentais; Práticas Recomendadas SOBECC, 6ª edição-2013.
Deixe um comentário