Recentemente, a Strattner lançou o Endoscope Plus, a nova câmera para os sistemas da Vinci Xi e da Vinci X. Tal equipamento consiste em uma versão aprimorada dos endoscópios antigos disponíveis para a quarta geração e traz melhorias relativas à nitidez, à fluorescência Firefly e novas configurações de imagem. Os sistemas da Vinci já instalados terão a substituição de seus endoscópios feita de forma gradual, já os adquiridos a partir de 2021 virão com o novo Endoscope Plus de fábrica.
Uma das melhorias mais perceptíveis é o aprimoramento da nitidez, apresentando uma imagem mais cristalina e com maior definição. No próprio touchpad do Console do Cirurgião é possível fazer diferentes configurações, como controle de nitidez e ajustes de azul e vermelho. O Dr. Fernando de Barros, Cirurgião do aparelho digestivo, teve oportunidade de testar o Endoscope Plus, no Hospital São Lucas Copacabana, no Rio de Janeiro, e aprovou: “Realmente é uma imagem completamente diferente das anteriores, real e nítida, com um foco automático muito rápido. Ele não perde o foco em momento algum”.
Além da mudança na nitidez, o Endoscope Plus também traz uma melhora na qualidade das cores observadas. É possível trabalhar com dois modos de cores distintos: no Standard, a imagem se aproxima da cirurgia aberta, com uma maior diferenciação tecidual e o sangue aparece com a cor mais vibrante. Já no Classic, observamos nuances mais confortáveis, mais próximo ao que era obtido com o endoscópio antecessor. O Dr. Rafael Coelho, Cirurgião Urologista, também teve a oportunidade de testar a inovação no Hospital São Lucas Copacabana e compartilhou sua opinião: “A câmera é claramente superior. Possui uma maior nitidez, melhor definição e cores mais reais”.
O modo de imagem com fluorescência, chamado Firefly, agora conta com a versão Firefly Sensitive. Nele, o endoscópio possui maior sensibilidade em relação à concentração de corante circulante resultando em uma fluorescência mais intensa e vibrante. Com os novos ajustes de configuração do Firefly, é possível controlar a intensidade do verde observada o que, segundo o Dr. Fernando de Barros, tem um impacto positivo durante o procedimento: “Quando você ajusta o verde e o brilho da imagem, é possível compensar algum desbalanço na dose de corante utilizada que acaba sofrendo uma variação em função da altura do paciente, e temos um resultado melhor”.
Firefly Padrão Firefly Sensitive
A Strattner e a Intuitive trabalham constantemente para trazer as últimas tecnologias em cirurgia robótica da Vinci para você. Quer conhecer mais sobre o Endoscope Plus ou sobre outras tecnologias avançadas? Visite o nosso site.
Deixe um comentário