O processamento de produtos para saúde tem sido cada vez mais difícil, à medida que o design destes produtos se torna mais complexo, assim como novos conhecimentos vêm exigindo novas responsabilidades para a enfermagem que atua o Centro de Material e Esterilização.
A limpeza é a etapa fundamental do processamento dos produtos para saúde. Consiste na remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas de sua superfície, reentrâncias, articulações, lumens e outros espaços internos, visando reduzir os microrganismos e resíduos, sejam eles químicos, orgânicos, como proteínas, sangue, biofilmes ou endotoxinas. A limpeza de produtos para saúde com conformações complexas (lúmens de difícil limpeza manual, espaços internos inacessíveis para fricção direta, reentrâncias e válvulas) inicia-se com a limpeza manual, sendo complementada, obrigatoriamente, por limpeza ultrassônica.
As lavadoras ultrassônicas agem por ondas sonoras inaudíveis, que variam entre 20 e 120 kHz, e se propagam em meio líquido. Geram bolhas microscópicas que, ao entrarem em contato com a superfície do instrumental, implodem e geram uma área localizada de vácuo que remove a sujeira aderida ao material. Este fenômeno é chamado de cavitação ou vacuolização. Como a cavitação ocorre em meio líquido, é fundamental que haja contato da água com o instrumental, seja pela parte externa, seja, principalmente, pela parte interna. Trata-se de um método efetivo de limpeza dos instrumentais cirúrgicos, principalmente dos que possuem conformações complexas e lumens.
Em nosso portfólio você pode encontrar diferentes modelos de lavadoras ultrassônica, dentre elas a Sonic Irrigator Semi Automatic SISA da Medisafe. Com um sistema exclusivo e patenteado de irrigação interna em lúmen por bombeamento pulsante, a lavadora ultrassônica SISA possui duas bombas CPE® . A lavadora ultrassônica SISA possui duas bombas CPE, com adição de recursos que permitem rastrear e monitorar todo o ciclo de limpeza. Este equipamento provou ser capaz de limpar 12 instrumentos canulados em um único ciclo ininterrupto. A máquina vai encher, dosar o detergente, lavar, enxaguar e esvaziar com o toque de um botão, o que faz este sistema versátil e fácil de usar.
Vantagens na utilização da lavadora ultrassônica:
• Uniformidade do processo
• Alto nível de limpeza, pelo alcance em locais de difícil acesso
• Diminuição do risco ocupacional
• Produtividade
Referências bibliográficas: Práticas Recomendadas SOBECC, 6ª edição – 2013; Portal NASCE CME
Deixe um comentário