A síndrome do túnel do carpo é uma doença causada pela compressão do nervo mediano no punho. Trata-se de uma patologia relativamente frequente e bem conhecida.
O túnel do carpo é um canal por onde passam o nervo mediano que sai do antebraço e passa pela mão usando um canal estreito abrigando também os tendões que movimentam os dedos da mão.
Os principais sintomas de problemas no túnel do carpo são dormência e formigamento em uma ou ambas as mãos, com a evolução do quadro o paciente pode referir queixa de dor em todo o braço, (ombro, cotovelo e mão) com pequenos choques, perda de força e dificuldade de segurar objetos.
Esta compressão acontece por diminuição do espaço do canal ou por aumento de volume das estruturas que ele guarda como por exemplo a inflamação dos tendões que passam pelo canal junto com o nervo mediano. Algumas patologias podem ter correlação com a Síndrome do túnel do carpo como: diabetes, artrite reumatoide ou alterações na tireoide, artrose ou traumas.
O diagnostico pode ser feito através de exame clínico e exames de imagem e o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, considerando a gravidade do quadro. Em casos cirúrgicos o objetivo é abrir o ligamento que forma o túnel do carpo alargando esse canal diminuindo assim a pressão sobre o nervo mediano.
Deixe um comentário