É nessa fase que toda a sujidade presente nos instrumentos deve ser removida. Um dos insumos essenciais para garantir a eficácia dessa etapa é o detergente utilizado, já que ele atua diretamente na remoção das sujidades, permitindo que o processo de esterilização seja eficiente.
A limpeza de instrumentais é um procedimento complexo, que envolve diversas variáveis, como:
No mercado, existem diferentes tipos de detergentes específicos para instrumental cirúrgico, como os detergentes neutros, ácidos, alcalinos e enzimáticos, cada um com sua aplicação específica.
Durante a limpeza de instrumentais cirúrgicos, é necessário remover diversos tipos de sujidade, como sangue, pele, ossos, gorduras e proteínas – componentes do organismo humano classificados como sujeiras orgânicas. Além disso, também é preciso eliminar manchas, ferrugens, depósitos de silicatos, calcário e outros contaminantes classificados como sujeiras inorgânicas, frequentemente decorrentes da má qualidade da água usada na limpeza e/ou esterilização. Este tipo de sujidade, que não provem do organismo humano, é conhecida como sujidade inorgânica.
Tipos de sujidade e detergentes mais indicados
Contudo, é fundamental observar que esses dois tipos de detergentes muitas vezes não são compatíveis com todos os materiais, podendo causar danos aos instrumentos. Por isso, é sempre recomendado consultar as orientações do fabricante do item a ser reprocessado.
Cada CME possui suas particularidades e necessidades. Por isso, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de detergentes, já que os profissionais lidam diariamente com uma ampla variedade de sujidades.
A Strattner disponibiliza uma linha completa de saneantes, projetados para atender às diversas demandas das Centrais de Materiais e Esterilização. Com produtos de alta qualidade, oferecemos soluções que garantem a eficiência e a segurança em todas as etapas do reprocessamento. Acesse a nossa Loja Virtual e saiba mais.
Deixe um comentário