A urologia estuda e trata distúrbios do trato urinário masculino e feminino e do sistema reprodutivo masculino. O trato urinário inclui rins, bexiga, músculo e ligamentos associados. O sistema reprodutivo masculino é composta de próstata, pênis, testículos e ligamentos associados. Alguns distúrbios que causam alterações nesses sistemas são próstata aumentada, tumores benignos e câncer, entre outros, e podem exigir cuidados médicos. No caso de câncer ou quando há alterações do estilo de vida e medicamentos e outros tratamentos já não aliviam os sintomas, seu médico pode optar por considerar a cirurgia para seu caso.
A glândula chamada próstata, localizada na base do pênis e abaixo da bexiga, é do tamanho aproximado de uma noz. Tumores cancerígenos podem se desenvolver na próstata e, se você recebeu a notícia de que tem câncer de próstata, saiba que existem mais de 3.1 milhões de homens nos EUA que também tiveram o mesmo diagnóstico1.
Mesmo sem sintomas, o câncer de próstata pode ser detectado com exames como a dosagem de antígeno específico da próstata (PSA) no sangue ou pelo exame de toque retal para sentir a glândula2. Se você tiver ou não sintomas, você e seu médico podem decidir que cirurgia para remoção da próstata (prostatectomia radical) é o melhor para você. Além da cirurgia, seu médico pode sugerir outros tratamentos para seu câncer.
Pode ser difícil receber um diagnóstico de câncer no rim. Você pode ficar surpreso ao descobrir que a Sociedade Americana de Câncer estima que mais de 73 mil pessoas receberam esse diagnóstico nos EUA apenas em 20193. Essa doença pode ou não apresentar sintomas que incluem sangue na urina, fadiga e perda de peso, mas que também podem ser causados por outras condições benignas.
O primeiro passo para a recuperação é o diagnóstico correto do seu câncer. Seu médico pode solicitar mais exames e informações da sua saúde geral para definir o melhor tratamento, que pode variar quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, entre outros. Além disso, ele também pode indicar a retirada de parte ou de todo seu rim, chamado de Nefrectomia Parcial ou Radical.
Na Nefrectomia Parcial, o cirurgião vai retirar seu tumor e tentar preservar o máximo de tecido renal saudável que ele conseguir. Na Nefrectomia Radical, o cirurgião vai retirar o rim ou rins afetados e pode optar por retirar também as glândulas adrenais, gordura circundante e linfonodos.
O que acontece durante a cirurgia robótica?O Console do Cirurgião é onde seu médico se senta durante o procedimento enquanto controla os instrumentos e tem uma visualização 3D magnificada da sua anatomia. Os instrumentos têm uma articulação e se movem da mesma forma que a mão humana, porém com mais amplitude de movimento. O Carro do Paciente é posicionado próximo à mesa de operação onde está o paciente. É onde os instrumentos se movem em tempo real em resposta aos movimentos da mão do cirurgião, que está no Console. O Carro de Visão faz a comunicação entre os outros dois componentes do sistema e dá suporte ao sistema de visão. |
Cada caso é único e terá um direcionamento próprio. Para ajudá-lo a tomar uma decisão informada, você pode considerar fazer as seguintes perguntas para seu médico:
Cuide de você mesmo e volte logo ao que mais importa: sua vida.
Referências
Deixe um comentário