As articulações ou juntas são conexões naturais entre dois ou mais ossos revestidas de cartilagem, que formam uma espécie de bolsa onde um fluido lubrificante, chamado de líquido sinovial, ocupa todo o espaço ajudando na fluidez dos movimentos.
Essas ligações são divididas em dois principais grupos: grandes articulações, composto por ombros, quadril e joelhos, e pequenas articulações: punho, cotovelo, tornozelo e as temporomandibulares.
A cirurgia consiste em adentrar através de um pequeno orifício um artroscópio, funcionando como o olho do cirurgião. A imagem é capturada por um endoscópio conectado a um equipamento de vídeo (câmera processadora), sendo transmitida para o monitor onde o cirurgião a visualiza e a tem como guia para a realização do procedimento.
Outros instrumentais de corte, coagulação e apreensão são utilizados em procedimentos artroscópicos e, também, para o acesso de todos esses aparelhos são necessários dois portais de acesso.
Além da câmera, outros equipamentos são fundamentais para a realização de uma artroscopia, entre eles, podemos destacar o shaver (motor), que auxilia o cirurgião no momento do corte/ perfuração de tecido, cartilagem e ossos para a retirada ou correção de patologias intra-articulares, como correção de lesões de menisco ou, ainda, na perfuração de ossos para colocação de implantes como parafusos e âncoras.
A bomba de irrigação é outro equipamento de grande relevância durante um procedimento astroscópico. Ela é responsável pela expansão da cavidade articular, ampliando o campo de visão do cirurgião, além de controlar a quantidade de líquidos injetados e a pressão intra-articular, fatores importantes para a rápida recuperação do paciente e por diminuir a dor no pós-operatório. O controle do sangramento é outra função em destaque, uma vez que a pressão faz uma vasoconstrição, assim, minimiza o sangramento no intraoperatório e deixa o campo de visão do especialista limpo, diminuindo o risco cirúrgico do paciente.
Portanto, hoje, a tecnologia de imagem é uma aliada importante da medicina, tornando as cirurgias mais rápidas, menos invasivas e cada vez mais seguras.
Não deixe de consultar seu médico para saber qual a melhor técnica para o seu caso.
Deixe um comentário