Sabe aquela dor constante depois de uma lesão ou acidente? O médico fisiatra pode te ajudar!
A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de doenças que causam desde uma leve dor nas costas (lombalgia) até lesões mais graves como sequelas de um acidente vascular cerebral [1]. O objetivo é a reabilitação nas diversas áreas de desempenho do paciente sejam as atividades de vida diária, do retorno ao trabalho, do lazer e social.
Após análise e uma avaliação criteriosa, o médico fisiatra desenha o tratamento que pode envolver a prescrição de medicamentos ou diversas terapias, como é o caso da acupuntura, terapia ocupacional e até menos Terapia por Ondas de Choque [2].
As ondas de choque possuem 3 efeitos principais que ajudam durante o processo de reabilitação. São eles:
• ANALGESIA: desde a primeira sessão do tratamento, há uma redução do desconforto e, após alguns minutos, a pessoa pode não sentir mais nenhuma dor no local. Isto é observado rotineiramente durante o tratamento;
• EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO e ANGIOGÊNICO: as ondas de choque estimulam a produção de óxido nítrico, uma substância que tem ação anti-inflamatória e também promove a formação de vasos sanguíneos;
• REGENERAÇÃO TECIDUAL: ocorre também devido ao estímulo mecânico das ondas de choque ou ondas acústicas sobre as células, que estimula o metabolismo celular e promove a multiplicação e diferenciação das células.
Estudos clínicos indicam que a Terapia por Ondas de Choque é eficaz para o tratamento de dores miofasciais e lesões musculares, além de afecções ósseas, como periostite e fraturas de estresse, fascite plantar, tendinite patelar, epicondilite radial e ulnar, trigger points, matatarsalgia e diversas outras patologias que causam dor e impossibilitam a realização normais das atividades do dia-a-dia.
Dessa forma, o tratamento adequado das dores juntamente com um profissional médico fisiatra, a função e desempenho das atividades normais do paciente. Afinal, a dor é nociva, podendo prejudicar a rotina do indivíduo e estar ligada diretamente a fatores psicológicos.
Não se acostume com a dor, converse com o seu médico fisiatra sobre o tratamento de dores com Ondas de Choque e descubra mais informações sobre a tecnologia.
Referências:
[1] SPMFR. Acessado em 27/08/2018.
[2] Adaptado do Folheto da “AMERICAN ACADEMY OF PHYSICAL MEDICINE & REHABILITATION”.
Deixe um comentário