"A miniaturização dos endoscópios para o tratamento do cálculo renal vem sendo proposta nas últimas 3 décadas com indiscutível aprimoramento dos equipamentos. A primeira utilização foi relatada por Dr Jackman em 1998, quando utilizou um ureteroscópio e uma camisa de nefrostomia para o acesso ao sistema coletor do rim portador da litíase.
A redução do diâmetro dos endoscópios e confecção de camisas ergonômicas, de fácil manipulação facilita o procedimento para tratamento do cálculo renal. O conjunto de mini percutânea é completado por um endoscópio, dilatadores permanentes e camisas de diâmetro reduzidos.
O nosso grupo de urologistas em Joinville/SC utiliza a mini percutânea para a maioria dos tratamentos cirúrgicos de cálculo renal, sendo reservada a cirurgia clássica apenas para massa de cálculo muito volumosa."
"O sistema de mini percutânea Mistra é composto por um endoscópio fino de 12F, com alta resolução de 40.000 pixels; a imagem é clara, o que facilita a fragmentação segura dos cálculos.
O sistema de irrigação é feito por entrada lateral, semelhante aos cistoscópios. Constituído por três camisas com diâmetro de 15/18 F., 16.5/19.5 F., 21/24 F e com seus respectivos dilatadores, que completam o conjunto. Estes diferentes diâmetros dão versatilidade para a cirurgia, pois a escolha se faz de acordo com o diâmetro, pelo volume do cálculo mas, principalmente, do infundíbulo do cálice a ser acessado. A exteriorização passiva dos fragmentos pela camisa com o sistema vacuum cleaner ocorre no decorrer do procedimento ao redor do endoscópio com facilidade.
Nossa experiência com o sistema é muito favorável, cômoda e segura. A qualidade do material é comparável às melhores do mercado. O equipamento Mistra de mini percutânea certamente fará parte do arsenal terapêutico dos urologistas dedicados à endourologia."
Clique aqui e saiba mais sobre a Mini Percutânea da Mistra
Deixe um comentário