Acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico da medicina é um desafio e uma necessidade para os profissionais de saúde. Pensando nisto, a Strattner, em parceria com a Intuitive, busca a cada dia facilitar o acesso aos treinamentos em cirurgia robótica da Vinci para cirurgiões e equipes de sala.
Desde 2019, o Brasil conta com dois centros de treinamento oficiais Intuitive, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com sistemas da Vinci de 3ª e 4ª geração, permitindo a realização de atividades para profissionais de todo o país e da América Latina.
A cirurgia robótica é uma técnica amplamente reconhecida, que oferece precisão e destreza aos cirurgiões durante sua execução, com visualização tridimensional e amplitude de movimentos. Estas vantagens são significativas para a cirurgia de cabeça e pescoço, que envolve anatomia delicada e complexa. A cirurgia robótica transoral (transoral robotic surgery – TORS) permite a ressecção endoscópica de tecidos da orofaringe, hipofaringe e laringe com excelente visualização e precisão, otimizando a obtenção de margens livres e reduzindo a morbidade do procedimento. Além do acesso transoral, o sistema da Vinci pode também ser utilizado em cirurgias de pescoço, como esvaziamentos cervicais, tireoidectomias, ressecções de tumores de glândulas salivares, com melhores resultados estéticos e funcionais.
Segundo Isabel Aguiar, gerente de marketing de cirurgia robótica na Strattner, desde o lançamento da 4ª geração de sistemas da Vinci com os modelos X, Xi e SP (modelo single-port ainda não disponível no Brasil) o número de procedimentos e de estudos sobre cirurgia robótica transoral vem aumentando progressivamente.
Com o crescente interesse dos cirurgiões de cabeça e pescoço em oferecer a cirurgia robótica da Vinci, a Strattner passa a disponibilizar no Brasil um treinamento próprio para a especialidade. O protocolo, antes oferecido apenas no exterior, permitirá o desenvolvimento de novos cirurgiões robóticos e o crescimento da técnica.
Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia – CETEC
No dia 20 de abril foi realizado o primeiro treinamento no Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia – CETEC – do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A atividade foi realizada pelo Dr. Augusto Riedel Abrahao, conduzida pelo especialista de treinamento Sebastian Escobar e o cirurgião instrutor Dr. Renan Lira, coordenador da pós-graduação de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Israelita Albert Einstein.
Além disso, o Dr. Augusto Abrahao, primeiro cirurgião habilitado pelo projeto, ressalta a importância de cada etapa percorrida durante o processo de habilitação, incluindo treinamento teórico e prático, com simulação e uso de tecido vivo, para o desenvolvimento das habilidades e evolução na prática da cirurgia robótica, que possui benefícios amplamente reconhecidos na cirurgia de cabeça e pescoço.
Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia – CETEC
De acordo com Thaíssa Queiroz, gerente de treinamento em cirurgia robótica, assim como ocorreu em outras especialidades médicas, estima-se que com a viabilização dos treinamentos no Brasil, o número de cirurgiões robóticos em cabeça e pescoço aumente exponencialmente, beneficiando inúmeros pacientes, que terão acesso a todos os benefícios que a cirurgia minimamente invasiva pode oferecer, com segurança e eficácia.
Saiba mais sobre a cirurgia robótica, baixe o e-book.
LUIS FREIRE | 18/05/2022 às 12:24
soy ginecologo y quisiera saber si tienen cursos de entrenamiento para cirugia robotica ginecologica y su costo.
Deixe um comentário