Anastomose define-se por ligação entre artérias, veias ou órgãos que estabelecem uma comunicação entre si.
Em alguns tipos de cirurgias laparoscópicas, é necessária a remoção de um tecido doente, e uma nova junção entre tecidos sadios, fazendo com que um determinado sistema ou aparelho volte a funcionar normalmente, tendo-se então a anastomose
Porém, quando essa ação é realizada, é importante que estes tecidos estejam devidamente irrigados de sangue e fluidos (ou seja, se há perfusão entre esses órgãos.). O grande risco cirúrgico nesses casos, reside justamente onde essa ligação não é completa, ou seja, não há a completa irrigação dos tecidos. Os órgãos envolvidos podem entrar em isquemia e complicações graves podem ocorrer.
Um caso clássico observado na cirurgia minimamente invasiva é o da cirurgia colorretal. Em colectomias ou retossigmoidectomias, onde uma porção do intestino grosso é retirada, realiza-se uma anastomose unindo as partes saudáveis restantes. No caso de uma ligação falha, pode ocorrer a formação de fístulas, podendo inclusive levar a abertura dessa anastomose. Esta é uma complicação que gera possíveis morbidades (infecções) e, muitas das vezes, leva à uma reoperação e internação em Terapia Intensiva.
Entretanto, há nos dias atuais uma tecnologia que garante a segurança da anastomose em cirurgia colorretal: A cirurgia guiada por fluorescência utilizando o contraste de indocianina Verde (ICG), que entrega ao cirurgião a garantia de verificação da qualidade da anastomose, através da visualização da perfusão das alças intestinais.
Para que o médico tenha certeza da perfusão/irrigação das estruturas ligadas, ele necessita dos mesmos equipamentos já utilizados na vídeo cirurgia (Câmera, fonte de iluminação, Endoscópio) com uma única diferença: a iluminação da Fonte de Luz, que possui uma iluminação próxima de infravermelho, que tem por objetivo excitar o contraste, ou seja, fazer ele brilhar quando estiver ao alcance do endoscópio.
Como o contraste de ICG fixa-se à proteínas do plasma sanguíneo, significa que onde houver perfusão ou circulação sanguínea, e incidirmos esta luz próxima de infravermelho a estrutura irá ficar fluorescente. Caso não brilhe, indicará que há uma isquemia local, falta de irrigação neste tecido, possibilitando ao cirurgião uma revisão desta anastomose.
O contraste é injetado via venosa, minutos antes de se verificar a anastomose e será excretado pelo fígado. Sua única contraindicação é a alergia a iodo.
SANDRA | 10/11/2023 às 16:06
Fiz uma Bay passa de uma anestomose OBAG
Eliane Pereira jorge | 12/09/2023 às 19:42
Fiz cirurgia retirada de um tomar no cólon em dezembro de 2014 desde então faço acompanhamento fiz uma cólon ontem dia 11/09/2023 e saiu na conclusão retosigmoide com anastomose cólon retal ampla pervia o que significa isso
Eliane Pereira jorge | 12/09/2023 às 19:42
Fiz cirurgia retirada de um tomar no cólon em dezembro de 2014 desde então faço acompanhamento fiz uma cólon ontem dia 11/09/2023 e saiu na conclusão retosigmoide com anastomose cólon retal ampla pervia
RAUL RIZATO | 21/03/2023 às 21:42
Devo entender que a anastomose, que significa religar vasos e veias, quando no intestinos, pode estar sendo feito de fezes? Como se limpa isso? Banhando tudo com Vancomicina?
Agripina F. Nascimento | 15/10/2022 às 10:40
Tenho muita dor na virilha lado direito .Fiz Tomografia com contraste e, acusou uma Retossigmoidectomia com Anastomose colorretal. Gostaria de saber se isso é grave ,desde já muito agradecida.
Deixe um comentário