A histeroscopia diagnóstica ambulatorial é um exame da cavidade uterina, espécie de “endoscopia” do útero, que tem por objetivo pesquisar as alterações internas do útero.
Este exame é realizado em ambiente ambulatorial e não é necessária a internação hospitalar. Logo após sua realização, a paciente é liberada para suas atividades habituais, já que não necessita de anestesia.
Através do exame, é possível verificar malformações, como pólipos, pequenos miomas, sinéquias – espécie de “cicatriz” interna que liga duas paredes do útero –, entre outras. Essas patologias são responsáveis pelo sangramento anormal, ou seja, perda de sangue além do tempo normal da menstruação.
Este procedimento é feito com a paciente na posição ginecológica. Com o uso de um equipamento chamado histeroscópio (com diâmetro minúsculo), acoplado a uma micro câmera, a um monitor e a uma fonte de luz, em poucos minutos é feita a visualização do útero para avaliação.
A Strattner é representante exclusiva da KARL STORZ no Brasil e possui, em seu portfólio de produtos, o histeroscópio de Bettocchi, com diâmetro de 5.1mm, com canal de trabalho com a finalidade de retirar tecido para exame anátomo patológico, para detecção de tumor maligno e ou benigno.
Imagens obtidas através de exames de histeroscopia diagnóstica ambulatorial com o uso do histeroscópio.
Imagens obtidas através de exames de histeroscopia diagnóstica ambulatorial com o uso do histeroscópio
Deixe um comentário